PET Fonoaudiologia Faculdade de Odontologia de Bauru Universidade de São Paulo
FacebookInstagramYoutube

Vem para a Fonoaudiologia!

O projeto “Vem para USP!” do Programa de Educação Tutorial – PET Fonoaudiologia da FOB-USP, tem como objetivo tornar mais acessível  aos estudantes pré-vestibulandos o contexto universitário, através da história da Universidade de São Paulo curso de Fonoaudiologia da FOB (Faculdade de Odontologia de Bauru) e dos depoimentos dos próprios alunos. O público alvo da produção são estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas. Sendo idealizado para o mês de setembro e outubro junto as inscrições da FUVEST, o processo seletivo para aprovação de alunos para a Universidade de São Paulo, com a divulgação de materiais multimídias, no total de 10 vídeos, que serão transmitidos em diversas plataformas de redes sociais como: YouTube, Instagram, Facebook, WhatsApp, listas internas do campus e no site do PET Fonoaudiologia, tem a orientação de Wanderleia Quinhoneiro Blasca, professora doutora do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP e tutora do Programa de Educação Tutorial de Fonoaudiologia, juntamente com os alunos do grupo PET Fono.

Esse modelo dinâmico de apresentação e divulgação via plataformas sociais tem como principal motivação, atingir muitos alunos e demonstrar que é possível o acesso a uma instituição pública de qualidade e excelência como a USP, além de divulgar a importância e a infraestrutura que o curso de Fonoaudiologia oferece. Nacionalmente e internacionalmente conhecida pelo seu Hospital de Anomalias Craniofaciais (HRAC), a unidade da USP localizada na cidade de Bauru, conta também com sua estrutura voltada para o ensino a nível de graduação e pós graduação e conta com cursos de Fonoaudiologia, Odontologia e Medicina e o aperfeiçoamento profissional é o objetivo chave de todos os trabalhos e projetos desenvolvidos, além de diversos atendimentos anuais e projetos de pesquisa científica voltados a comunidade.

É importante ressaltar que por ser um projeto de extensão universitária, no formato de campanha de educação, além de levar os conceitos e aprendizados desenvolvidos no ambiente acadêmico à comunidade não universitária, possibilita que os alunos que participam dessa atividade, aprendam as necessidades, anseios, aspirações e saberes da comunidade, socializando e democratizando o conhecimento. Neste sentido, o PET Fonoaudiologia da FOB-USP espera propiciar a formação de profissionais de nível superior dotados de elevados padrões científicos, técnicos e éticos, nas diversas áreas do conhecimento, que sejam capazes de atuar na transformação da realidade nacional, em especial como docentes e pesquisadores pós-graduados em suas áreas profissionais.