PET Fonoaudiologia Faculdade de Odontologia de Bauru Universidade de São Paulo
FacebookInstagramYoutube

Campanha de Atenção à Respiração Oral

A respiração é uma função essencial e está presente desde o nascimento, para que essa aconteça pelo nariz, é necessário a integridade física e anatômica dessa cavidade. Além dessa modalidade, existem também os sujeitos que usam a cavidade oral parcial ou totalmente, sendo a respiração mista ou oral, respectivamente. Considerada uma condição clínica em que o padrão respiratório ocorre por um período de tempo maior que seis meses. Acrescenta-se também sobre alteração na qualidade de vida do indivíduo respirador oral, com impactos no sono, comportamento, alimentação, aspectos físicos e de aprendizagem.

O “Dia de Atenção à Respiração Oral” foi escolhido como homenagem à fonoaudióloga Dra. Adriana Tessitore, que tanto tem contribuído em relação à função respiratória no campo da Motricidade Orofacial no Brasil. Sendo assim, durante a gestão de 2014/2016, o Departamento de Motricidade Orofacial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), instituiu o dia 14 de agosto como sendo o Dia de Atenção à Respiração Oral.

Para contribuir com a disseminação da informação, o PET Fonoaudiologia elaborou diversos materiais, clique nas imagens abaixo para baixar os arquivos:

espaço